Sistema Respiratório
Consiste de absorção de O2 do meio e eliminação de CO2 resultante das oxidações celulares. O sangue é o intermediário entre as cél. do org. e o meio, serve como condutor de gases.
O órgão respiratório por excelência – PULMÃO
Pode ser dividido em 2 partes:
PORÇÃO DE CONDUÇÃO –são os órgãos tubulares – função é o transporte do ar até a porção respiratória
PORÇÃO DE RESPIRAÇÃO – pulmões
ÓRGÃOES QUE COMPÕEM O S. REPIRATÓRIO
NARIZ - parte superior da via respiratória, contém o órgão periférico do olfato. È dividido em narina esq. e dir. pelo septo do nariz. Cd narina pode ser dividida em região olfatória e respiratória.
As funções do nariz são e das cav. nasais são: RESPIRAÇÃO, OLFAÇÃO, FILTRAÇÃO DE POEIRA, UMIDIFICAÇÃO DO AR, E RECEPÇÃO DAS SECREÇÕES DOS SEIOS PARANASAIS E DOS DUCTOS LACRIMAIS.
Pode ser dividido em: - NARIZ EXTERNO
CAVIDADE NASAL
SEIOS PARANASAIS
NARIZ EXTERNO –
Plano mediano da face – pirâmide – extremidade sup. – vértice – RAIZ -extremidade inf. – BASE ( 2 fendas-narinas, separadas por 1 septo e que comunica o meio externo c/ a cavidade nasal). Cd narina é limitada lateral/ po uma asa, a parede lateral do nariz. As aberturas posteriores ou coanas abrem-se na parte nasal da faringe.
Estrutura do septo nasal: é ósteo-cartilaginoso c/ os componentes: 1) lâmina perpendicular do osso etmóide (fina e desce da lâmina crivosa do osso etmóide) 2) vômer (fino e plano, é a parte inferoposterior do septo- se articula c/ a lâmina perp. do etmóide e a cartilagem 3) cartilagem do septo nasal
No cadáver somente são preservadas a abertura piriforme
O esqueleto do nariz:
Parte óssea superior (dorso imóvel): ossos do nariz, processos frontais das maxilas e parte nasal do osso frontal
Parte cartilaginosa (móvel): 5 cartilagens principais e outras menores, cart. hialina. As cartilagens alares (em U) são livres e móveis.
AS CAVIDADES NASAIS
Meio externo –