Sistema Respiratório
ANATOMIA E FISIOLOGIA
Sistema Respiratório
O sistema respiratório é essencial à vida. É por meio dele que o organismo recebe o (O2), componente importantíssimo na produção de energia de que o corpo necessita para realizar todas as suas atividades, e elimina o gás carbônico (CO2), uma das substâncias que resultam do metabolismo celular produtor de energia. Para cumprir suas funções, o sistema respiratório é composto por duas porções:
Porção condutora – constituída pelas vias aéreas, que leva o ar do ambiente para dentro dos pulmões e conduz o ar rico em CO2 para foro do corpo.
Porção respiratória – localizada nos pulmões e responsável pelas trocas gasosas.
O sistema respiratório tem ainda outras estruturas que merecem destaque. São elas:
Pleuras – revestem os pulmões.
Músculos respiratórios – realizam os movimentos responsáveis pela entrada e saída de ar das vias respiratórias. Laringe – função relacionada à fala.
Vias aéreas
São estruturas que compõem o trajeto tubular por onde passa o ar, desde quando ele entra em nosso organismo até chegar aos alvéolos, nos pulmões, onde ocorre a troca gasosa.
Seguindo o mesmo trajeto no sentido oposto, o ar sai do nosso corpo para o ambiente no momento da expiração. Além de conduzir o ar, as vias aéreas ainda o aquecem e umidificam, o que é muito importante para o bom funcionamento do pulmão.
As vias aéreas são formadas por: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos.
Fossas nasais
As fossas nasais, ou cavidades nasais, constituem a primeira parte das vias aéreas. Localizam-se acima da cavidade bucal, sendo separadas dela pelo palato. Elas se abrem externamente pelas narinas, aberturas simétricas situadas no nariz, que é composto de ossos e cartilagens.
Tais aberturas são delimitadas pelas asas do nariz e pelo septo nasal, que também é composto por ossos e cartilagens e divide