SISTEMA RESPIRATÓRIO
FUNÇÃO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
A principal função do sistema respiratório é a troca gasosa nos pulmões. A base estrutural para a realização dessa função e a relação de organização estabelecida entre os capilares pulmonares e os alvéolos durante a irrigação pulmonar. A irrigação dos pulmões é feita por vasos sanguíneos que entram neles com os brônquios e ramificam-se em vasos cada vez menores que, finalmente, entram em íntimo contato com os alvéolos. (CARNEIRO, 2004).
Os pulmões e as inúmeras vias aéreas a eles ligadas compõem o sistema respiratório. As vias aéreas entram nos pulmões e lá se ramificam constituído a árvore brônquica, essas ramificações atingem espaços aéreos pequenos, chamados alvéolos. As vias do trato respiratório dividem-se em: 1) porção condutora: constituído pelas cavidades nasais (durante a respiração forçada, a cavidade oral também faz parte dessa porção), faringe, laringe, traquéia, e bronquíolos; 2) porção respiratória: formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos. A porção condutora tem a função de acondicionar o ar, fazendo com que ele seja aquecido e umidificado, além disso, tem a função de retirar do ar partículas indesejadas. Já a porção respiratória éaquele local onde acorre a troca gasosa entre o ar e o sangue. (CARNEIRO, 2004).
O intercâmbio dos gases faz-se ao nível dos pulmões, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas porções de um tubo irregular, que recebe o nome conjunto de vias aeríferas. (NETTER FRANK H, 2000). As vias aeríferas podem ser divididas em: Nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, pulmões.
1.1 NARIZ
O nariz é uma protuberância situada no centro da face, sendo sua parte exterior denominada nariz externo e a escavação que apresenta interiormente conhecida por cavidade nasal. O nariz externo tem a forma de uma pirâmide triangular de base inferior e cuja a face posterior se ajusta verticalmente no 1/3 médio da face.
As