cddd
TURBINAS EÓLICAS DE EIXO HORIZONTAL:
Tipo de Turbina Eólica caracterizada por apresentarem um conjunto de hélices que giram em torno de um eixo horizontal no momento em que o vento é incidido sobre as suas pás.
O principio de funcionamento de uma turbina eólica em termos gerais é baseado na conversão da energia cinética em mecânica através da rotação das pás e por fim em energia elétrica através de um conversor da rotação das pás do rotor da turbina causada pela incidência do vento.
Os componentes principais desse tipo de turbina são:
• Rotor: Estrutura no qual são fixadas as pás da turbina em um eixo de transmissão mecânica no qual tem o papel de transformar a energia cinética da movimentação das pás em energia mecânica. O eixo é ligado a um gerador elétrico no qual realizará a transformação da energia mecânica em elétrica.
Como o seu desempenho é diretamente ligado à quantidade de energia que será fornecida pela turbina, o rotor se torna um dos componentes mais importantes da turbina.
• Nacelle: É um compartimento instalado no alto da torre no qual abriga o gerador elétrico, mecanismos de transmissão, componentes do sistema hidráulico e de ventilação. O gerador elétrico é acoplado junto ao eixo do rotor onde ira ser realizado a conversão da energia mecânica em energia elétrica.
Devido às mudanças de direção dos ventos, para o rotor alcançar um melhor rendimento, e também proteger contra ventos muito bruscos, as turbinas possuem um sistema de giro (yaw) instalado, que ao receber os dados fornecidos dos sensores de velocidade e direção do vento a necelle irá ajustar seu posicionamento a uma posição perpendicular à direção e o escoamento do vento conforme as informações dadas pelos sensores.
• Torre: Parte de sustentação do rotor e da nacelle em uma altura adequada. São projetadas para suportar as