Diversidade
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DIVERSIDADE 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
No dicionário Aurélio (1986), o termo diversidade nos traz as seguintes palavras “dessemelhança, diferença, divergência, contradição, oposição e variedade”.A base do surgimento do conceito de diversidade são as particularidades das pessoas que devem ser reconhecidas e respeitadas, as diferenças sociais vem sido transformadas em desigualdades e para mudarmos isso necessitamos valorizar as diferenças e resgatar os direitos humanos. A população brasileira é constituída por raças, culturas e religiões diferentes e todos devem respeitar a individualidade de cada. Todos tem direitos sem distinção de raça, religião ou sexo. Para termos uma sociedade justa sem privilégios e injustiças temos que aprender a nos adaptar. Afinal somos seres iguais nas diferenças.
O Brasil por ser um país miscigenado, um povo dotado de valores, danças, crenças e muito mais, poderia servir de exemplo para o mundo.
DESENVOLVIMENTO
No Brasil há uma diversidade cultural imensa desenvolvida desde a colonização no século XVI, por volta do ano de 1500.
[pic]
O “descobrimento” foi uma ação planejada expansionista da Coroa Portuguesa.
Sabemos que entre brancos (colonizadores), os negros (tidos como escravos) e os índios (colonizados) o processo não chegou a ser muito amistoso. Essa aproximação foi marcada por violência e exploração aos negros e índios por partes dos colonizadores europeus que tentavam impor sua religião e valores. Apesar da violência entre etnias, o processo de miscigenação racial entre índios, africanos e europeus veio a contribuir para a diversidade da cultura em nosso país. No Brasil nossas