Sistema Respiratório
Introdução- Resumo:
O sitema respiratório é formado por dois pulmões e uma série de passagens que ligam os pulmões ao meio externo.O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. Também esta envolvido com a vocalização.
Conteúdo:
Funções: incluem as trocas gasosas, produção de som, auxílio à compressão abdominal, reflexo da tosse e do espirro e resposta imune e auxiliar no equilíbrio ácido-básico do sangue.
Parte condutora: estruturas que formam a via de passagem do ar, do exterior até o interior dos alvéolos pulmonares, são o nariz, cavidade do nariz, a boca, faringe, laringe, traquéia e árvore brônquica com os bronquíolos e os alvéolos localizados nos pulmões.
Parte Respiratória: os alvéolos pulmonares.
As funções do nariz e das cavidades nasais são: respiração, olfação, filtração de poeira, umidifica e esquenta o ar inspirado, e recepção de secreções dos seios paranasais e dos ductos nasolacrimais.
Seios paranasais: Espaços aéreos nos ossos maxila, frontal, esfenóide e etmóide. Produz muco; promove ressonância do som, diminui o peso do crânio.
Faringe: Órgão tubular conectando as cavidades oral e nasal com a laringe.Serve como passagem para o ar que entra na laringe e para o alimento que entra no esôfago.
Laringe: Caixa da voz; pequena passagem de ar que conecta a faringe com a traquéia. Serve como passagem para o ar; produz som; impede que corpos estranhos entrem na traquéia.
Traquéia: Conexão tubular flexível entre a laringe e a árvore bronquial. Serve como passagem para o ar; epitélio pseudo-estratificado colunar ciliado limpa o ar.
Árvore Bronquial: Brônquios e suas ramificações no pulmão; conexão tubular entre a traquéia e os alvéolos pulmonares.Serve como passagem para o ar; limpa continuamente o ar inalado.
O pulmão é um órgão esponjoso que executa a respiração. Tem aproximadamente 25 cm de