Sistema respiratório
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Departamento de Farmácia
Componente Curricular: Fisiologia
Professora: Nícia Stellita
O sistema respiratório
Alunos: Keyla Malba Lucas Silva Maria Rayanne Vandiara Martins
Campina Grande, 18 de Outubro de 2011.
Introdução
A respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono. Ela ocorre através de mecanismos existentes no corpo em comunicação com algumas estruturas responsáveis pelo processo. Esse trabalho expõe de forma clara e objetiva uma análise anatômica, fisiológica do sistema respiratório buscando expor as funções das vias respiratórias, os mecanismos da ventilação pulmonar e a circulação sanguínea pulmonar.
O sistema respiratório
O sistema respiratório tem como principal função realizar a troca gasosa, ou seja, levar oxigênio (O2) às células e eliminar o dióxido de carbono (CO2) produzido por elas.
A maioria das células de nosso corpo utiliza O2 na realização de suas funções metabólicas, este processo tem como resultado final a liberação de CO2. O excesso de dióxido de carbono tem efeito tóxico em nosso corpo, por esta razão, ele deve ser eliminado. Isto é feito de forma rápida e eficiente pelo sistema respiratório.
Dessa forma, o sistema respiratório ajuda a controlar o pH do sangue, ou seja, sua acidez. Ele também é o responsável por nosso olfato, por filtrar o ar que inspiramos, por aquecer e umedecer o ar inspirado, pela retirada de água e calor do organismo e também pela produção de sons.
Constituição do sistema respiratório e funções das vias respiratórias:
- O nariz: É uma protuberância situada no centro da face, sendo sua parte exterior denominada nariz externa e a escavação que apresenta interiormente