Sistema respiratório - veterinária
Este sistema pode ser subdividido em três porções: a porção condutora, a de transição e a respiratória. A porção condutora se estende desde as narinas externas até os bronquíolos. A porção de transição está presente em alguns animais e é formada pelos bronquíolos respiratórios - estruturas que conduzem e que trocam os gases. A porção respiratória é formada pelos ductos alveolares, pelos sacos alveolares e pelos alvéolos. O sistema respiratório realiza também numerosas outras funções subordinadas à primeira: fonação, olfação, regulação da temperatura corporal, excreção e equilíbrio ácido/base. Ainda, a pressão sanguínea é influenciada pela ativação do angiotensinogênio em angiotensina por uma enzima de conversão, nos pulmões e em outros órgãos.
Porção Condutora
Além da condução do ar, esta região do sistema também é responsável pela limpeza, umidificação e também pelo resfriamento ou aquecimento do ar. Regiões específicas do trato são responsáveis pela olfação e fonação.
Cavidade Nasal
A cavidade nasal pode ser dividida em três regiões histologicamente diferentes: a região vestibular, respiratória e olfatória.
Região Vestibular: O epitélio da mucosa estratificado pavimentoso não é queratinizado. As células pigmentadas podem estar presentes. A lâmina própria submucosa conjuntiva se mescla ao revestimento fascial do músculo subjacente, ou à camada fibrosa dos envoltórios associados ao osso, ou à cartilagem. Os pêlos (vibrissas), glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas são encontrados na face cutânea. Glândulas tubulo-alveolares ramificadas (serosas e mistas) também podem estar presentes. Estas glândulas auxiliam na umidificação do ar. Região Respiratória. A membrana mucosa vestibular se transforma na membrana mucosa da região respiratória.A última reveste a maior parte da cavidade nasal. O epitélio que reveste a mucosa, do tipo pseudo-estratificado prismático ciliado com células caliciformes, umidifica e