sistema respiratorio
Nas serpentes aquáticas o pulmão direito é bem maior, e na sua parte inferior existe uma modificação para que o animal possa controlar sua capacidade de flutuação na água.
A língua, que se une a glote (abertura da faringe), é importante, pois é através dela que o ar entra pela traquéia indo até os pulmões. A glote se dilata durante a ingestão de grandes presas. Essa estrutura é localizada mais à frente, na base da língua.
As serpentes possuem sim nariz, mas é chamado de narina. Não possuem função olfativa, auxiliam na respiração. A língua é quem irá fazer a função do olfato.
Aparelho Respiratório
Aparelho respiratório é o conjunto de estruturas envolvidas no transporte de ar até os pulmões onde ocorrem as trocas gasosas entre o ar inspirado e a corrente sanguínea. Tem como principais funções a respiração, olfação, fonação, regulação da temperatura corporal e excreção de eletrólitos.
O ar percorre o aparelho respiratório no seguinte sentido: narinas -> nariz externo -> cavidade nasal -> seios paranasais -> nasofaringe -> laringe -> traqueia -> brônquios -> bronquíolos -> alvéolos
Os principais órgãos e regiões envolvidos nesse processo são:
Nariz externo
O nariz externo é composto pelas narinas, vestíbulo e focinho.
As narinas, representadas pelas aberturas por onde o ar entra e sai, são a porção mais externa do aparelho respiratório.
Nos equinos elas apresentam o divertículo lateral. Em todas as espécies tem o