sistema respiratorio
01-Garantir as trocas gasosas com o meio ( hematose ) e tambem ajuda a regular a temperatura corporea , o ph do sangue e liberar agua . E pode ser dividido em nasofaringe, laringe , traqueias e os pulmoes .
02-E a troca de gases respiratorios CO2 pelo O2 e ocorre no sangue mais especificamente mas hemacias .
03- Descreva :
A) CAVIDADE NASAL : sao duas cavidades paralelas que vao das narinas ate a faringe e estao separadas uma das outras por uma cavidade cartilaginosa ternimando na faringe .
FARINGE: È um canal comum ao sistema digestorio e respiratorio .
LARINGE :È um tubo sustentado por pecas de cartilagem articuladas , situando na parte superior do pescoço , em continuaçâo a faringe .
TRAQUEIAS: paredes sao reforçadas por um meio cartiaginoso , de forma a manter o tubo traqueal sempre aberto .
BRÔNQUIOS: sao tubos cartilaginosos cuja funçao e levar ar oao pulmôes.
BRONQUÌOLOS :È a sub-ramificaçao de menor calibre da arvore brônquica , que penetra nos alvèolos pulmonares , que por sua vez realizam as trocas gasosas .
ALVÈOLOS : Sao pequenas estruturas encontradas nos sacos alveolares , ductos alveolare e bronquìolos respiratorios , constituindo a ultima porçao da arvorè brônquica sendo o responsavel esponjosa do parênquima pulmonar .
4-
5-
A- produzida pela celula alveolar
B- é sua capacidade de reduzir significativamente a tensão superficial doslíquidos que revestem o interior dos aléolos e demais vias respiratórias.
C- Aumentar a complacencia, evitar atelectasia (colapso do parênquima pulmonar) no fimda expiração e facilitar o recrutamento do parênquima colapsado.