sistema respiratorio
Anatomia: É formado por um conjunto de órgãos responsáveis pela absorção de oxigênio do meio ambiente e a eliminação de dióxido de carbono para o meio ambiente.
Órgãos do sistema respiratório:
- vias aéreas superiores: fossas nasais, boca, faringe.
- vias aéreas inferiores: laringe, traquéia, brônquios, pulmões.
Enfisema Pulmonar
É uma doença crônica degenerativa, ou DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), onde ocorre a destruição dos tecidos pulmonares de maneira gradual. Esta destruição acontece nos alvéolos onde é feita a troca gasosa, ou seja, onde absorvemos oxigênio e liberamos dióxido de carbono. Normalmente o enfisema se deve ao tabagismo, podendo também ser causado por vapores químicos ou poluentes, por exemplo. O enfisema pode também surgir em pessoas não fumantes que tem deficiência de uma enzima protetora dos pulmões (alfa-1-antitripsina), caso onde a doença se manifesta mais cedo e cuja origem geralmente é genética.
Os sintomas mais freqüentes são: chiado no peito, tosse seca e falta de ar que vai se agravando na medida em que a doença avança. Os pulmões perdem elasticidade e os alvéolos ficam maiores, isto dificulta a saída de ar, fato que também causa desconforto à pessoa doente. Já nos pulmões saudáveis os alvéolos são pequenos, esponjosos e elásticos. Nos estágios mais avançados da doença a pessoa passa a sentir falta de ar nas tarefas mais simples como caminhar ou falar. Com o passar do tempo o tórax adquire um formato cilíndrico característico das pessoas com este distúrbio.
O tratamento consiste em evitar o avanço da doença e aliviar os sintomas, com o uso de remédios como corticóides ou broncodilatadores. Em alguns casos recomenda-se oxigenioterapia e abandonar o cigarro.
O programa terapêutico inclui fisioterapia respiratória para melhorar e corrigir o ato de respirar.