Sistema reprodutor
A laqueadura de trompas é uma cirurgia feita na mulher que impede a gravidez quase que definitivamente. No Brasil ela pode ser realizada quando a mulher tem mais de 25 anos ou 2 filhos, no hospital particular ou público. Na maior parte das vezes recomenda-se que ela seja feita durante a Cesária, mas se a mulher optar por um parto normal, a laqueadura tubária pode ser feita, posteriormente, pelo umbigo numa técnica chamada de laparoscopia.
Como é feita a laqueadura.
A cirurgia consiste em bloquear as trompas de falópio, impedindo a junção entre os óvulos e os espermatozoides. Para tal pode-se recorrer ao uso de anéis, queimar ou cortas as trompas de falópio, usar clipes de titânio ou utilizar o fio de sutura.
A laqueadura é de difícil reversão e os médicos só a aconselham quando a mulher tem absoluta certeza que não quer mais filhos ou que decida não ter mesmo nenhum filho. Apesar disso, cerca de 80% dos casos podem ser revertidos.
Vantagens e desvantagem a laqueadura.
Alguma das vantagens da laqueação são não precisar utilizar nenhum outro método anticoncepcional e não correr o risco de engravidar. E as desvantagens são a possibilidade da cirurgia não ser reversível, e o risco de interferir na irrigação sanguínea dos ovários, gerando uma menopausa precoce.
Observações:
O que é laparoscopia?
"Láparos" vem do grego e significa abdômen. Laparotomia é a cirurgia que incisa a parede abdominal para operar as estruturas e órgãos intra-abdominais a céu aberto. Laparoscopia é uma maneira de olhar dentro do abdômen, através de uma pequena incisão por onde se introduz uma lente que é o Laparoscópico. Até anos relativamente recentes, apenas se fazia diagnóstico laparoscópico ou eventualmente retiradas de pequenas porções de tecido para análise