Sistema reprodutor masculino
A capacidade do ser vivo de gerar outro ser vivo da mesma espécie, dá-se o nome de reprodução.
O sistema genital masculino tem como funções produção dos espermatozoides, seu armazenamento e condução, bem como a produção de hormônio (testosterona).
É constituído por órgãos: Externos: são aqueles visíveis na superfície do corpo, o escroto e o pênis. Internos: testículos, epidídimos, ductos deferentes, glândulas bulbouretrais e as glândulas uretrais, que encontram em grande número e são muito pequenas. A uretra masculina funciona como via espermática e via urinária.
Tecnologia radiológica e diagnóstica por imagem. Vol.01
Órgãos externos
Escroto É uma bolsa situada posteriormente ao pênis sustentada pelo púbis. O escroto é dividido por um septo em duas partes, cada um com um testículo. O escroto apresenta várias camadas, entre as quais a pele que é fina, hiperpigmentada, com pêlos a túnica dartos, constituída essencialmente de fibras musculares lisas. Dartos: contraem-se quando a temperatura ambiente ou corporal é reduzida. Essa contração aproxima os testículos do períneo para absorver o calor e manter uma temperatura viável dos espermatozoides.
Pênis O pênis é normalmente flácido, mas quando seus tecidos lacunares se enchem de sangue, apresentase túrgido com visível aumento de volume e torna-se rígido, o que se dá a denominação de ereção. É o órgão erétil da cópula e apresenta duas partes: a raiz e o corpo. A raiz é a parte fixa e oculta formada pelos ramos e pelo bulbo. O corpo do pênis é a parte externa, visível, constituídos por dois corpos cavernosos, superiores, e um corpo esponjoso, inferior. O corpo esponjoso contém em seu interior a parte esponjosa, comum aos sistemas urinário e genital. Apesar de ser mais estreito que os copos cavernosos, sua extremidade anterior dilata-se para formar a glândula do pênis, cuja a margem mais saliente é a coroa glande e onde se encontra o óstio externo da uretra. A pele