Contabilidade empresarial
INTRODUÇÃO
Na atualidade as empresas devem estar capacitadas para enfrentar qualquer convergência que possa vir a existir. Um passo importante para enfrentar tais convergências é possuir um planejamento que adiante futuros problemas e possibilitem a mudança de percurso. Dessa maneira se faz importante também o controle interno da empresa com auxilio de um orçamento flexível. O trabalho apresentado traz a importância do planejamento (financeiro e tributário), demonstra o que é um orçamento flexível, além de pontos do direito tributário e empresarial, bem com assuntos da contabilidade empresarial como os pronunciamentos técnicos.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
O planejamento financeiro é uma maneira sistemática de programar um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros, com o objetivo de alcançar uma meta pré-determinada. Nesse contexto se faz importante entender o conceito de finanças que segundo SANTOS e BAZOLI (2009) afirmam, “[...] no seu sentido amplo estão relacionadas ao total de recursos que serão utilizados nas mais diversas transações financeiras.” O planejamento financeiro segue alguns passos que devem ser cumpridos para total êxito do planejamento e consequentemente vencer as metas almejadas, são eles: • Identificar as metas e objetivos a serem alcançados. Ex: comprar um imóvel, ampliar a empresa, etc.
• Coletar dados e informações necessárias: Assim é possível delimitar prazos. Ex: 3 meses, 2 anos, 5 anos, etc.
• Análise da situação atual e possível alternativa. Ex: verificar a possibilidade de vencer no prazo determinado.
• Desenvolvimento das estratégias para atingir as metas: Definir o caminho A para a meta X, o caminho B + C para a meta Y, o caminho A ou D para a meta Z, etc. • Implementar as estratégias: Colocar a teoria em prática e transformar metas em ações; • Revisar