Sistema Reprodutor masculino e feminino
É composto pelos seguintes órgãos: testículos, Epidídimos, canais deferentes, vesículas seminais,próstata,uretra e pênis.
Testículos
No sistema genital masculino, encontramos um par de testículos. Eles são as gônadas masculinas, onde se localizam no interior da bolsa escrotal. Tem em sua constituição milhares de túbulos seminíferos, onde nesses túbulos acontece a produção dos espermatozoide, nesse processo se dá o nome de espermatogênese. Nos testículos encontramos também, as células intersticiais ou células de Leydig, onde sua função é produzir o hormônio Testosterona, onde é responsável pelo aparecimento das caracteres secundários:
Ampliam a laringe e tornam mais grave a voz.
Fazem com que o desenvolvimento da massa óssea seja maior, protegendo contra a osteoporose.
Estimulam os folículos pilosos para que façam crescer a barba masculina e o pêlo pubiano.
Estimulam o crescimento das glândulas sebáceas e a elaboração do sebo.
Produzem o aumento de massa muscular nas crianças durante a puberdade, pelo aumento do tamanho das fibras musculares.
Epidídimo
Canal alongado, que se enrola e recobre parte da superfície de cada testículos.Corresponde ao local onde os novos espermatozoides produzidos serão armazenados.
Glândulas Bulbo Uretrais ou de Cowper Sua secreção transparente é lançada dentro da uretra para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozoides. Também tem função na lubrificação do pênis durante o ato sexual.
Prepúcio
Acompanhado de estímulo erótico, ocorre a inundação dos corpos cavernosos e esponjoso, com sangue, tornando-se rijo, com considerável aumento do tamanho (ereção). O prepúcio deve ser puxado e higienizado a fim de se retirar dele o esmegma (uma secreção sebácea espessa e esbranquiçada, com forte odor, que consiste