Sistema reprodutor feminino
Também chamada de pudendo é a parte externa do órgão genital feminino. Externamente pode ser revestida por pelos púbicos.1 É constituída pelos grandes lábios (labia majora), revestidos internamente por tecido muscular. Em seguida há um par de pregas mais finas, os pequenos lábios (labia minora), que podem ou não estar inclusos nos grandes lábios. No interior dos lábios encontram-se o clítoris, o orifício urinário (abertura da uretra) e o orifício genital (abertura da vagina).
Histologia
A vulva possui pequenos lábios e grandes lábios com tecido conjuntivo no meio, sendo que nos grandes lábios existe mais tecido adiposo do que nos pequenos.
Existem glândulas de Bartholin que geram um problema anato-patológico: são glândulas grandes com um único ducto excretor. A glândula é acinosa e serosa.
Basta um traumatismo desse tubo, com consequente edema, a secreção fica comprimida e a mulher tem uma bartolinite . Em algumas doenças como a gonorreia esse epitélio é traumatizado, a glândula fica inflamada e causa bartolinite. [carece de fontes]O ducto excretor dessa glândula está na base dos pequenos lábios.
O clitóris é um grande corpo cavernoso ou um corpo esponjoso que é na verdade um amontoado de vasos capilares de paredes fenestrados, de forma que quando entra sangue nesses vasos, o clitóris se entumece.
Ovário das mulheres
Os ovários têm uma região medular rica em vasos e a cortical, onde se localizam os folículos. Eles têm a forma de amêndoa, medindo até 5 cm em seu maior diâmetro e possui uma espessura máxima de 1,5 centímetro.
Sua região medular contém numerosos vasos sanguíneos e regular quantidade de tecido conjuntivo frouxo, e a cortical, onde predominam os folículos ovarianos, contendo os ovócitos. O ovário começa a se desenvolver ainda na barriga da mãe.
Histologia
O ovário possui uma região cortical e uma região medular. No ovário cortical- medular tem uma região hilar, que possuem vasos que saem e entram no órgão. No caso da região hilar do