A Weg está claramente focada em negócios B2B
A Weg está claramente focada em negócios B2B, ou business-to-business, onde comercializa produtos e serviços voltados para o mercado empresarial/ industrial. Ou seja, os clientes da Weg são empresas, e não pessoas físicas.
Produtos e serviços voltados para pessoas físicas são negócios B2C, ou business-to-consumer, como chocolates, absorventes higiênicos femininos e consoles de videogames.
Entretanto, o texto sobre investimento na China cita “linha branca” e “lavadoras de roupa”.
Como seria possível afirmar que esses investimentos na China significam uma mudança de estratégia passando a atingir também negócios B2C?
Resposta:
Conforme vimos no texto a WEG é uma empresa que possui uma estrutura organizacional, pois ela acredita no trabalho de sua equipe e de sua governança, os acionistas, o conselho e a diretoria têm papéis fundamentais na empresa e todas as grandes decisões passam por comitês. Ela é focada no crescimento dos funcionários. Desta forma podemos dizer que, os investimentos na China em “linha branca” e “lavadoras de roupa” apesar de ser em longo prazo devido à data de conclusão estar programada para 2018, trará uma mudança estratégia passando a atingir também negócios B2C pois, o foco da empresa em atender tanto o mercado doméstico chinês quanto os mercados americano e europeu, ampliando a capacidade fabril da linha de produtos industriais, com foco no mercado local.
A WEG possui um planejamento estratégico com sua Direção, por ser uma potência econômica ela atua como outras empresas que treinam os melhores funcionários e permitindo que eles passem uma temporada na China. Ela atua em unidades próprias dentro do País Chinês ensinando os operadores de lá, que é uma mão de obra mais barata a usar os motores brasileiros em seus produtos fabricados, aplicando em partes assim o B2C e consequentemente não perdem esta fatia do mercado mundial.