Sistema Renal
SISTEMA RENAL
SISTEMA RENAL
O Sistema renal é formado por dois órgãos denominados de rins, os quais realizam a maior parte das funções de excreção, filtrando o sangue e recolhendo deste os resíduos metabólicos de todas as células do nosso corpo (MOORE, 2007).
Este órgão é dotado de um sistema de tubos condutores do produto final deste filtrado, que é a urina, a qual chamamos de vias urinárias, que são compostas por: pelve renal, ureteres, bexiga urinária e uretra. A urina produzida pelos rins, é o veículo no qual este aparelho controla a eliminação de água, sais minerais, íons, resíduos metabólicos, enfim, substâncias que em excesso causam um desequilíbrio fisiológico em nosso organismo.
(MOORE, 2007).
Os rins são estruturas retro-peritoniais, localizados na região abdominal, ao lado da coluna vertebral, entre as duas ultimas vértebras torácicas e as três primeiras vértebras lombares. São recobertos pelo peritônio e circundados por um tecido areolar frouxo, que é uma de laminação especial da fáscia subserosa denominada fáscia renal (anterior e posterior) e por uma massa de tecido adiposo denominada gordura perirrenal.
O rim direito é um pouco mais caudal que o esquerdo, provavelmente devido a sua relação superior com o fígado. Sua coloração é um marrom escuro; possui um formato de grão de feijão; mede aproximadamente 12 cm de altura, de 5 a 7,5 cm de largura e 2,5 cm de espessura; seu peso varia entre 125 a 170 gramas no homem adulto, e 115 a 155 gramas na mulher adulta (MOORE, 2007).
FUNÇÕES RENAIS
Uma função renal adequada é vital porque os rins contribuem para a manutenção do meio interno e são local da síntese e degradação de moléculas essenciais para o organismo
(CASSOLA, 2000).
Cassola (2000) afirma que as funções renais podem ser divididas em duas categorias:
Funções homeostáticas
Regulação do volume plasmático e do equilíbrio hidrolítico (importante determinante da pressão sanguínea);