sistema renal
Os rins são órgãos que compõem o Sistema Renal, localiza-se na parte posterior do abdômen, um de cada lado da coluna, protegidos pelas últimas costelas. Sua função é filtrar o sangue, removendo resíduos tóxicos produzidos nos tecidos do corpo, além de sais e outras substâncias que estejam presentes em quantidades excessivas, elimina também água, mantendo o equilíbrio adequado de líquidos no organismo evitando o inchaço. Os rins produzem hormônios responsáveis pelo controle de pressão arterial e pela produção e liberação de glóbulos vermelhos pela medula óssea, que evita a anemia.
Nos rins existem milhões de glomérulos, que filtram o sangue, quando este passa através desses pequenos vasos, elimina o excesso de líquidos e sais, começando a formação da urina, que passa pelo ureter, chegando a bexiga e sendo então, eliminado através da uretra.
Quando os rins falham ou não funcionam adequadamente, dá-se o nome de insuficiência renal.
1. Insuficiência Renal
É a condição na qual os rins perdem a capacidade de retirar resíduos e concentrar urina sem perder eletrólitos, onde todo o organismo sofre, pois os produtos finais do metabolismo dos alimentos e da vida das células acumulam-se. As principais causas são as glomerulonefrites, as pielonefrites e a hipertensão arterial. Pode ser classificada em aguda, quando ocorre súbita e rápida perda renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.
1.1. Insuficiência Renal Aguda
Ocorre quando há uma parada rápida e temporária das funções dos rins. Rápida porque a função renal é perdida em algumas horas, podendo voltar a funcionar após algumas semanas, por isso, temporárias. As causas são as mais variadas, que comprometem agudamente e em pouco tempo, ocorrendo em pacientes com doenças graves. Entre as causas estão, queimaduras, desidratação, necrose tubular aguda (NTA), síndrome nefrítica aguda, hemorragia, choque séptico, cirurgia, síndrome