Sistema público de saúde um processo inclusivo ou excludente?
SERVIÇO SOCIAL
SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE
UM PROCESSO INCLUSICO OU EXCLUDENTE?
Palmares - PE
2012
SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE
UM PROCESSO INCLUSICO OU EXCLUDENTE?
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Psicologia social, Sociologia, Filosofia, Fundamentos Históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social II.
Prof. Lisnéia Rampazzo, Sergio de Goes Barboza, Adarly Rosana, Márcia Bastos
Palmares - PE
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2 O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 3 CONCLUSÃO 5 REFERENCIAS 6
INTRODUÇÃO
Neste trabalho o tema abordado é SUS, sistema que foi criado em 1988 pela constituição federal e regulamentado pelas leis de número 8080/90 e 8142/90 para melhoria da saúde e qualidade de vida em nosso país. Com a implantação do sistema o numero de pessoas beneficiadas passou para mais de 30 milhões e nos dias atuais todos nós de uma forma direta ou indireta utilizamos o SUS. Com a criação do sistema único de saúde, foram criados alguns programas como: o SAMU, politica em saúde do trabalhador e etc. O sistema se estabeleceu e se ramificou criando suas diretrizes e normas, que com o passar dos tempos o tornou mais completo.
O SUS tem enfrentado vários problemas entres os quais podemos citar são: falta de dinheiro (alguns acham isso), superlotação e acesso aos serviços por exemplo. Diante disso se levanta uma questão: O SUS é inclusivo ou excludente? É isso que iremos abordar nesse trabalho acadêmico.
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
O sistema Único de Saúde, criado no Brasil em 1988 pela constituição federal e regulamentado pelas leis de número 8080/90 e 8142/90, tornou o acesso à saúde direito de todo cidadão. Ate então, o modelo de atendimento dividia os brasileiros em três categorias: Os que podiam pagar por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada), os que podiam pagar por serviço de