sistema operacional
Gerência do Processador
Sistemas de Tempo Compartilhado
Os sistemas de tempo compartilhado (time-sharing) permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice). Caso a fatia de tempo não seja suficiente para a conclusão do programa, ele é interrompido pelo sistema operacional e substituído por um outro, enquanto fica aguardando por uma nova fatia de tempo.O sistema cria para cada usuário um ambiente de trabalho próprio,dando a impressão de que todo o sistema está dedicado exclusivamente a ele. Geralmente, sistemas de tempo compartilhado permitem a interação dos usuários com o sistema, através de terminais que incluem vídeo, teclado e mouse.
Esses sistemas possuem uma linguagem de controle que permite ao usuário comunicar-se diretamente com o sistema operacional, através de comandos. Desta forma, é possível verificar arquivos armazenados em disco ou cancelar a execução de um programa.O sistema, normalmente, responde em poucos segundos à maioria desses comandos. Devido a esse tipo de interação, os sistemas de tempo compartilhado também ficaram conhecidos como sistemas on-line. A maioria das aplicações comerciais atualmente é processada em sistemas de tempo compartilhado, pois elas oferecem tempos de respostas razoáveis a seus usuários e custos mais baixos, em função da utilização compartilhada dos diversos recursos do sistema.
Um sistema operacional de tempo compartilhado usa escalonamento de UCP e multiprogramação para fornecer a cada usuário uma pequena porção de tempo de computador.
Critérios de Escalonamento Utilização da UCP – manter a UCP ocupada Desempenho – # de processos que completam sua execução por unidade de tempo Tempo de turnaround – quantidade de tempo para executar um processo particular Tempo de espera – quantidade de tempo que um processo espera na