Sistema operacional
Sistema Monoprogramáveis também conhecido como Monotarefa, ou seja, que executa uma única tarefa por vez, entretanto processador, memória e periféricos ficam exclusivamente dedicados a ela, bem diferente do sistema Multiprogramáveis também conhecido como Multitarefa que permitem que diversas tarefas sejam executadas ao mesmo tempo, compartilhando o processador e outros recursos, porém não são processadas ao mesmo tempo, só em alguns casos quando se tem mais que um processador na maquina.
INTERRUPÇÕES
Interrupções e exceções, é eventualmente que em maior parte alteram o fluxo normal de execução, acontece devido sinalização de algum dispositivo de Entrada e saída ou até mesmo do software. Interrupção foi fundamental para o sistema Multiprogramavel em função desse mecanismo obteve simultaneamente a execução de varias tarefas além de controlar dispositivos. Existem dois métodos para tratamento de Interrupção. O Primeiro e utilizar uma estrutura de dados que contém todo o caminho da origem de todos os tratamentos existente e a segunda utiliza o tipo dos eventos para identificar e reparar de maneira adequada.
OPERAÇÃO E/S
Com o surgimento do controlador dos dispositivos de entrada e saída, permitiu ao processador agir de maneira independente, não mais diretamente com os dispositivos como nos primeiros sistemas computacionais. O controlador ou interface tornou menos complicado as ordens de entrada e saída por não ser necessário o processador interagir diretamente com o hardware, deixando que o controlador realize todo o processo de interrupção. A técnica de DMA permite que um banco de dados seja transferido entre memória e periféricos, sem a intervenção, exceto no início e no final da transferência.
Quando o sistema pretende ler ou executar um banco de dados, são passadas as informações para um controlador onde esta localizada o dispositivo de entrada e saída que ta envolvida na operação.
BUFFERING
Buffering consiste