Sistema Operacional Android
1Universidade Paranaense (Unipar)
Paranavaí – PR - Brasil
Resumo. Este artigo procura demonstrar o avanço tecnológico na área dos dispositivos móveis na última década, e a crescente inovação em sistemas operacionais para celulares. O eixo do trabalho será no sistema operacional desenvolvido pela empresa Google, o Android que vem conquistando cada vez mais simpatizantes na área de desenvolvimento de aplicativos para portáteis e descreve suas características de funcionamento e desenvolvimento.
Introdução
Diante do estudo realizado, é visto que no início da década de 2000, a empresa Sharp lança o primeiro celular do mundo a ter uma câmera digital integrada, surgindo assim, uma nova tecnologia de comunicação sem fio: o Bluetooth, na sequência, a tecnologia 3G (terceira geração de telefonia), celulares com suporte a MMS (mensagens multimídia). Logo em 2004 a Motorola lança uma dos aparelhos mais vendidos na história: o Razr.
Segundo uma pesquisa publicada pelo livro "Google Android" de Ricardo Lecheta, mostra que hoje em dia, quase a metade da população mundial, possui um celular (figura 1), ou seja, mais de três bilhões de pessoas.
Figura 1. Quantidade de celulares no mundo em bilhões
Essa evolução crescente dos dispositivos móveis, apresentada pelos fabricantes, vem trazendo aparelhos cada vez mais completos: GPS (Sistema de Posicionamento Global), conexão Wi-Fi, acelerômetros (sensores de movimento) e aumento na capacidade de processamento, fazem com que estes aparelhos estejam aptos a portar aplicações cada vez mais eficientes mais a fim de promover novas funcionalidades. Aparelhos mais sofisticados exigem sistemas operacionais mais complexos, e com capacidade de gerenciar novos componentes seu hardware. Sendo assim, apareceram alguns sistemas operacionais: Symbian OS, Iphone OS, Google Android e Windows Mobile.