Sistema Operacional Android
ANDROID: NOVA FORMA DE DESENVOLVIMENTO MÓVEL
Afonso César
Alessandro Frederico
Edivaldo Filho
Djalma Neto
Discentes do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores do Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Orientador: Kaio Dantas
Co-orientador: Joseane Pinheiro
Docentes do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores do Centro Universitário do Rio Grande do Norte
(INTRODUÇÃO) O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis tem evoluído exponencialmente com o tempo, e já se tornou um padrão de desenvolvimento quase onipresente, no sentido de que muitas empresas estão escalonando ou recrutando novos desenvolvedores, formando seus grupos de desenvolvimento para sistemas móveis a fim de criar novas ou adaptar soluções de serviços existentes, assim suprindo a demanda do mercado.
(empresas bancárias disponibilizando serviços de operações financeiras pelo celular, controle de estoque de materiais e outros). Várias são as plataformas hoje para desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.
As tecnologias existentes para desenvolvimento são: Adobe AIR, Java Me, Symbian, Ubuntu Touch, WebOS, entre outros. Em 05 de novembro de 2007, a empresa tornou pública a primeira plataforma Open Source de desenvolvimento para dispositivos móveis baseada na plataforma Java com sistema operacional Linux, a qual foi chamada de Android. Este artigo tem como objetivo descrever a nova plataforma móvel do Google.
(METODOLOGIA) Para a aquisição de dados, foi realizada leitura de livros, artigos, e revistas sobre a plataforma
Android, também foram feitas pesquisas na internet. Também foram feitos testes em aparelho que utilizam o sistema operacional Android.
(RESULTADOS) A plataforma Android usa como base kernel do Linux 2.6, sendo que várias alterações foram realizadas para que o sistema ficasse mais bem adaptado os dispositivos portáteis. Ele é responsável pelas tarefas fundamentais do sistema, como segurança, gerenciamento de