Sistema nervoso
FUNÇÃO DO SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.
A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.
As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.
NEURÔNIOS: CÉLULAS NERVOSAS
As células nervosas são chamadas neurônios. Como as demais células, os neurônios têm um núcleo cercado de citoplasma. O núcleo e o citoplasma formam o corpo celular. O citoplasma do neurônio prolonga-se para formar, de um lado, o axônio – um prolongamento fino e longo – e, do outro, os dendritos – vários prolongamentos finos e ramificados. Um nervo pode ser constituído de uma única fibra nervosa ou por um feixe de fibras. Alguns neurônios, dependendo do local onde se encontram, têm os axônios e os dendritos curtos, e outros podem ter axônios com mais de 1 m de comprimento.
Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dendritos e axônio.
No corpo celular, a parte mais volumosa da célula nervosa, se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.
Os dentritos (do grego dendron, árvore) são prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.
O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dentritos, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.
Os