Sistema nervoso
Curso: PSICOLOGIA
PROFESSOR: CARLOS EDUARDO
DISCIPLINA: ETICA profissional
ALUNA: FERNANDA R. DE A. PAIVA CAMPELO
QUESTIONÁRIO
BIOÉTICA: UMA NOVA ORIENTAÇÃO ÉTICA
1- A bioética surgiu não mais como uma disciplina filosófica ou um código deontológico, e sim como um novo olhar da ética sobre questões emergentes do mundo tecnológico. Ela é relacionada com uma relação estreita com a vida humana e problemática que a envolve, visa ter mais um aporte teórico profissional dos psicólogos.
A Bioética é uma ética aplicada, chamada também de “ética prática”, que visa “dar conta” dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de “ética”). Como tal, ela se distingue da mera ética teórica, mais preocupada com a forma e a “cogência” (cogency) dos conceitos e dos argumentos éticos, pois, embora não possa abrir mão das questões propriamente formais (tradicionalmente estudadas pela metaética), está instalada a resolver os conflitos éticos concretos.
2- Por volta do século XIX, a nova ciência empírica que nascera dentro da filosofia, adquiriu maioridade e buscou sua independência das ciências humanas. Um movimento filosófico, chamado positivismo, tomou força e fortaleceu a supremacia das ciências empíricas sobre as metafísicas, das quais faziam parte principalmente as ciências que hoje conhecemos como ciências humanas ou humanidades. Nesse período criou-se uma dicotomia entre ciência e as ciências humanas, que posteriormente viria a solidificar-se em ciência verdadeira. As únicas disciplinas que poderiam ostentar o título de ciência seriam aquelas que partilhassem do método científico, ou seja, passíveis de comprovação empírica, pensamento esse que representa o cerne do positivismo.
Com o grande avanço da ciência ao lado da estagnação da ética , em que geralmente mantém-se fechada em modelos abstratos e princípios