Sistema Nervoso
Queridos leitores da revista, nesta edição falaremos do sistema e tecido nervoso.
Falaremos sobre as doenças que acometem nesse sistema como, ALZHEIMER e PARKINSON.
Daremos dicas sobre os alimentos que ajudam na prevenção dessas doenças.
Tenham todos uma ótima leitura e até a próxima edição.
O EDITOR
Sistema Nervoso
OSistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo, formada por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, “interpretá-los” e “arquivá-los”, e consequentemente, elaborar respostas (se solicitadas), as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações.
Componentes do sistema nervoso
O Sistema Nervoso está dividido em duas partes fundamentais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
Tecido Nervoso
O tecido nervoso encontra-se distribuído pelo organismo, mas está interligado, resultando no sistema nervoso central (SNC), e o tecido nervoso localizado além do sistema nervoso central é denominado sistema nervoso periférico (SNP). Este é constituído por aglomerados de neurônios, os gânglios nervosos, e por feixes de prolongamentos dos neurônios, os nervos.
O tecido nervoso tem origem ectodérmica, nele a substancia intercelular praticamente não existe.
Sistema Nervoso Central
O Sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, ambos envolvidos e protegidos por três membranas denominadas meninges.
Encéfalo
O encéfalo, que pesa aproximadamente 1,5 quilo, está localizado na caixa craniana e apresenta três órgãos principais:
Cérebro: Órgão mais importante do sistema nervoso considerado o mais volumoso uma vez que ocupa a maior parte do encéfalo, o cérebro está dividido em duas partes simétricas: o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo. Assim, a camada mais externa do cérebro cheia de reentrâncias, chama-se córtex cerebral, o responsável pelo pensamento,