unopar
1
SUMÁRIO .............................................................................................................03
2.INTRODUÇÃO ......................................................................................................04
Y3.DESENVOLVIMENTO.............................................................................................05
3.1 Regime de Tributação..........................................................................................05
4. CONCLUSÃO 12
5. REFERÊNCIAS..................................................................................................... 13
2.INTRODUÇÃO
A Contabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades para o profissional e no atual cenário empresarial, deve ser um profissional atuante nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações.
O trabalho trata de questões básicas a cerca do planejamento tributário de uma entidade, o foco é a atuação da contabilidade em diversas áreas da empresa, descreve a tributação e suas conseqüências na gestão da empresa e a função social da empresa.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 REGIMES DE TRIBUTACAO
Tendo como objetivo quebrar o enigma do qual o empreendedor se depara ao precisar escolher o regime de apuração de impostos que melhor se enquadra no seu negócio, muitas vezes sem conhecer nenhum deles, será explicado o conceito de cada um nesse artigo. Primeiro, deve-se ter conhecimento de que atualmente no Brasil existem três regimes de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Em seqüência uma breve definição de cada um de acordo com a Receita Federal.
O Lucro Real é a regra geral para a apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da pessoa jurídica, onde essa apura o IRPJ determinado a partir do lucro contábil, acrescido de ajustes (positivos e negativos) requeridos pela legislação fiscal. Nesse regime, incidem duas situações conhecidas como