TÉCNICAS VOLUMÉTRICAS
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS GERAIS 5
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3 MATERIAIS, REAGENTES E PROCEDIMENTO 6
3.1 MATERIAIS 6
3.2 REAGENTES 6
3.3 procedimento 7
4 conclusão 9
5 Anexo 10
1 INTRODUÇÃO
As técnicas volumétricas são analises químicas de volumetria utilizadas para determinar o volume ou a concentração de uma solução qualquer. Atualmente, o principal recurso utilizado nas técnicas volumétricas é a titulação, que é também a técnica abordada no procedimento do experimento deste relatório.
A titulação, como o nome sugere, tem como função atribuir características como volume e concentração à solução. O procedimento de titulação nasceu através da melhoria de técnicas volumétricas mais antigas, no começo do século XIX. Consiste em colocar um reagente em contato com uma amostra da solução a ser medida.
No caso da titulação ácido-base, realizada nesse experimento, é adicionado um indicador à amostra da solução a ser medida, como a fenolftaleína e o azul de bromotimol, que adquirem colorações características em determinados pH. Por meio dessa propriedade dos indicadores, é possível definir a concentração da solução amostrada.
2 OBJETIVOS GERAIS
O experimento ilustra um tipo de análise química conhecida como técnicas volumétricas e está baseado na determinação do volume de uma solução de concentração solução padrão necessário para reagir quantitativamente com uma espécie da solução
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O experimento tem como objetivo determinar a concentração molar de uma solução NaOH por meio de um padrão primário e utilizar a mesma para a titulação de ácido presente em uma amostra especifica. Bem como tomar contato com a técnica de titulação e o indicador, aprender a técnica de preparação e diluição de soluções e efetuar operações de medidas com balança, pipetas e balão volumétrico.
3 MATERIAIS, REAGENTES E PROCEDIMENTO
3.1 MATERIAIS
1 Pipete volumétrica de 10 e de 25 mL;
Balão volumétrico de 100 ml e de 250 mL;
Béquer de 50 e de 100 ml;
3