Sistema nervoso
O Sistema Nervoso é um centro de controle que coordena as atividades corporais tais como:
Andar, falar, comer etc. e ainda várias outras funções motoras, possibilitando a integração do organismo com o ambiente.
O Sistema Nervoso é um receptor e emissor de sinais que possibilita tanto a percepção do que se passa no próprio organismo quanto fora dele, ou às reações motoras que ocorrem em resposta aos estímulos recebidos.
Sistema Nervoso Central
(SNC)
É composto pelo encéfalo e pela medula espinhal (localizada no interior da coluna vertebral).
O encéfalo é um dos maiores órgãos do corpo humano, é formado por aproximadamente 100 bilhões de neurônios e pesa cerca de 1.300 gramas. As principais partes que o compõem são: tronco do encéfalo, cérebro (diencéfalo e telencéfalo) e cerebelo.
O tronco do encéfalo, também conhecido como “cabo do cogumelo”, está situado na região central do encéfalo, estendendo-se até a medula espinhal. Consiste de bulbo (medula ablonga), ponte e mesencéfalo.
O cérebro é composto pelo diencéfalo e pelo telencéfalo.
No diencéfalo estão localizados o tálamo e o hipotálamo.
O telencéfalo representa a maior parte do cérebro. É constituído pelos hemisférios direito e esquerdo, pelo corpo caloso e circundado pelo córtex cerebral.
O cerebelo é a segunda maior porção do encéfalo também chamado de pequeno cérebro. Está localizado na base posterior do encéfalo (nuca).
O sistema nervoso central (SNC) é protegido pelos ossos do crânio e pelas vértebras da coluna cervical. Entre o SNC e os ossos que o revestem existem camadas de tecidos (membranas)
Muito resistentes chamadas meninges, que protegem e amortecem os impactos, evitando o atrito entre as células nervosas e os ossos.
Todas as ações e reações do organismo estão sob o controle do sistema nervoso central. Qualquer tipo de estimulo, ao excitar determinado receptor, é transmitido para o SNC, sempre sob a forma de impulsos nervosos. Eles são identificados e