Sistema Nervoso
O sistema nervoso tem várias divisões: a divisão central que envolve o cérebro e a medula espinal e a divisão periférica constituída pelos sistemas nervosos autônomo e somático. O sistema nervoso autônomo (ANS) tem um papel direto na resposta ao estresse físico e é dividido no sistema nervoso simpático (SNS), e o sistema nervoso parassimpático (SNP).
Quando o corpo está estressado, o SNS gera o que é conhecido como resposta "luta ou fuga". O corpo muda todos os seus recursos de energia para lutar contra uma ameaça à vida, ou fugir de um inimigo. O SNS sinaliza às glândulas adrenais para liberarem hormônios chamados de adrenalina e cortisol. Esses hormônios fazem o coração bater mais rápido, a respiração aumentar, os vasos sanguíneos nas pernas e braços se dilatarem, o sistema digestivo muda e os níveis de glicose (energia do açúcar) no sangue aumentam para lidar com a emergência. A ativação contínua que o sistema nervoso faz para os outros sistemas do corpo tornam-se problemáticos em casos do estresse crônico.
Sistema Reprodutor Masculino
O sistema reprodutor masculino é influenciado pelo sistema nervoso. A parte parassimpática do sistema nervoso provoca relaxamento enquanto que a parte simpática provoca excitação. Na anatomia masculina, o sistema nervoso autônomo, também conhecido como a resposta de luta ou fuga, produz testosterona e ativa o sistema nervoso simpático, que cria a excitação.
O estresse faz o corpo liberar o hormônio cortisol, que é produzido pelas glândulas supra-renais. O cortisol é importante para a regulação da pressão sanguínea e para o normal funcionamento de vários sistemas do corpo, incluindo a reprodução cardiovascular, do aparelho circulatório e do sexo masculino.
Quantidades excessivas de cortisol podem afetar o funcionamento bioquímico normal do sistema reprodutor masculino. http://greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/524-efeitos-do-estresse-no-corpo-humano Estresse é a resposta fisiológica, psicológica e