Sistema nervoso
O tecido nervoso encontra-se distribuído por todo o nosso organismo, interligando-se a formando uma espécie de rede. É por sua vez dividido em (1) Sistema Nervoso Central (SNC) formado pelo encéfalo e medula espinhal; e (2) Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e por pequenos agregados de células nervosas denominadas gânglios nervosos. Os nervos são constituídos por prolongamentos de neurônios situados no SNC ou nos gânglios nervosos.
Um neurônio é uma célula composta de um corpo celular (onde está o núcleo, o citoplasma e o citoesqueleto), e de finos prolongamentos celulares denominados neuritos, que podem ser subdivididos em dendritos e axônios.
Os corpos celulares dos neurônios são geralmente encontrados em áreas restritas do sistema nervoso, que formam o Sistema Nervoso Central (SNC), ou nos gânglios nervosos, localizados próximo da coluna vertebral.
Do sistema nervoso central partem os prolongamentos dos neurônios, formando feixes chamados nervos, que constituem o Sistema Nervoso Periférico (SNP).
Classificação dos neurônios quanto a função que exercem:
- Motores: SNC músculo ------- São portanto EFERENTES (sai do SNC)
- Sensitivos: Periferia SNC ------ São portanto AFERENTES (chega ao SNC)
- Associação(misto): associam os motores aos sensitivos.
Os seres vivos são capazes de sentir e reagir a estímulos externos ao corpo. Eles fazem isso através do sistema nervoso.
Espalhados pelo corpo existem uma grande quantidades de células que funcionam como sensores que são capazes de receber estímulos externos e transferí-los para locais específicos do sistema nervoso. Nesses locais, os estímulos recebidos são "compreendidos" e é gerada então uma resposta específica.
Assim, o impulso nervoso é o caminho percorrido pelo “estímulo” ao longo das células nervosas (neurônios). O sentido do impulso é sempre o mesmo: dendrito corpo celular axônio. Assim, o impulso nervoso é um impulso elétrico que se origina das alterações