SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso e as glândulas endócrinas desempenham os papéis mais importantes na manutenção da homeostase, pode responder rapidamente para auxiliar no ajuste dos processos corporais que usam os impulsos nervosos. Além de ajudar a manter a homeostase, o sistema nervoso é responsável por nossas percepções, comportamentos e memórias, bem como pelo início de todos os movimentos voluntários.
Divisão Anatômica do Sistema Nervoso e sua Fisiologia
O sistema nervoso é dividido em dois subsistemas: Sistema nervoso central (SNC), constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal e Sistema nervoso periférico (SNP),que inclui todo o todo o tecido nervoso.
Sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo. Protegido pelo crânio e pelas meninges encefálicas contém cerca de 100 bilhões de neurônios e é um dos maiores órgãos do corpo, suas quatro partes principais são o tronco encefálico, o diencéfalo, o telencéfalo (cérebro- sua superfície é composta de uma camada delgada de substância cinzenta), o córtex cerebral, abaixo do qual se localiza a substância branca do encéfalo. Atrás do tronco encefálico está o cerebelo. O tronco encefálico é contínuo com a medula espinal e consiste em bulbo, ponte e mesencéfalo. Acima do tronco encefálico, está o diencéfalo constituído principalmente em tálamo, hipotálamo e glândula pineal. A medula espinal que está localizada no interior do canal vertebral possui três camadas de revestimento de tecido conjuntivo, que se estendem em torno da medula espinal e do encéfalo, são chamadas meninges espinais. A camada mais externa das meninges denomina-se dura-mater, a camada média aracnóide-mater, e a camada mais interna das meninges é a pia-mater. Entre a aracnóide-mater e a pia-mater está o espaço subaracnóideo, onde circula o líquido espinal.
O Encéfalo
Se o fluxo sanguíneo ao encéfalo for interrompido mesmo, mesmo brevemente, pode ocorrer perda de consciência. Os neurônios encefálicos que são totalmente privados de