Sistema Nervoso
Definição
O sistema nervoso é o que coordena as atividades dos músculos, a movimentação dos órgãos e estimula os sentidos de um ser humano ou outro animal. Esse sistema é composto por neurônios e nervos que desempenham papéis importantes na coordenação motora.
Sendo assim ele é visto como um conjunto de órgãos que tem em comum a função de integrar e regular rapidamente o funcionamento do corpo, permitindo que o indivíduo atue como um conjunto e de maneira ajustada ao ambiente.
Isso ocorre devido à estrutura de seus órgãos e tecidos, que são compostos por células capazes de detectar variações de energia.
Função
Através dos impulsos nervosos, o sistema nervoso regula varias atividades do corpo humano, tais como, controle de batimentos cardíacos, dilatação de vasos sanguíneos, estímulos ao sistema urinário e digestivo, constrição pulipar, etc.
O sistema nervoso monitora e coordena as atividades dos músculos e a movimentação dos órgãos, todas as partes do sistema sensorial de uma ser humano são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio.
Exemplos das funções exercidas
Função Sensorial
Nosso sistema nervoso recebe informações a todo momento, vinda de receptores espalhados por todo o corpo.
Informações como, visão, audição, olfato, tato, gustação, constantemente atingem nosso cérebro informando o que se passa com nosso corpo.
Função Integrativa
Esta função nos permite processar as informações recebidas, armazená-las em bancos de memórias ou mesmo utilizá-las associando-as ás novas sensações recebidas a todo instante. Através desta função o sistema nervoso também nos permite pensar, raciocinar, calcular, planejar, sentirmos emoções, etc.
Função Motora
Esta função permite que o sistema nervoso controle o nosso corpo, comandando as contrações dos diversos músculos, controla as secreções de várias glândulas, endócrinas ou exócrinas, controla o tônus vasomotor ideal a cada instante, o ritmo respiratório ideal, o