Sistema Nervoso
Introdução
O sistema nervoso divide-se em dois grandes grupos, o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central contém o encéfalo e a medula espinhal. O sistema nervoso periférico subdivide-se em duas partes, o sistema nervoso somático e o sistema nervoso autônomo, que este por sua vez divide-se em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático.
Sistema Nervoso O sistema nervoso é um conjunto de estruturas neurológicas e de órgãos que, constituindo uma complexa rede de células nervosas, regula todas as atividades do nosso organismo, das mais simples as mais complexas.
A unidade básica deste sistema é uma célula nervosa chamada neurônio.
O neurônio conduz o impulso nervoso e é composto por dendrites, corpo celular e axônio. As dendrites trazem sempre o impulso nervoso para o corpo celular, enquanto o axônio leva o impulso para fora do corpo celular.
Existem no nosso organismo diversos tipos de nervos, em que todos eles transportam informações através do sistema nervoso na forma de impulsos eletroquímicos. São três os tipos de nervos: nervos sensoriais, nervos motores e nervos de conexão.
Os nervos motores ou eferentes transportam mensagens do encéfalo e da medula espinhal para outras partes do organismo, ativam os músculos do corpo para que se produza a resposta a um estímulo.
Os nervos sensoriais ou aferentes conduzem mensagens para a medula espinhal e para o encéfalo, essas mensagens são captadas pelos receptores dos órgãos sensoriais.
Por último, os nervos de conexão transportam mensagens de um nervo para outro realizando maior parte do trabalho do sistema nervoso, estabelecendo a ligação entre a recepção sensorial e a resposta motora.
Sistema Nervoso Central Qual a sua função?
O sistema nervoso central é constituído pelo cérebro, pelo cerebelo e pela medula espinhal. Desempenhando várias funções, dando-nos a