Sistema nervoso humano
Este trabalho, cujo tema é o Sistema Nervoso, surge no âmbito da cadeira de Técnicas de Expressão e Comunicação – Português Técnico, e consiste, tal como o título do trabalho indica, numa abordagem acerca do Sistema Nervoso.
Como aluna de Biologia, estudar o comportamento dos animais (racionais ou não), em determinadas situações, como em caso de doença ou mudança de habitats, é fascinante. Embora tenha falado acerca de uma das doenças do Sistema Nervoso mais faladas actualmente – o Parkinson, não me debati tanto a estudar esta vertente acerca de comportamentos para este trabalho. Procurei, essencialmente, estudar as bases para a compreensão do funcionamento do Sistema Nervoso.
Portanto, foi feita uma abordagem à forma como, por conveniência de estudo, o Sistema Nervoso se encontra dividido, à fisiologia e morfologia do mesmo, ao electroencefalograma (EEG) e ainda acerca do Parkinson.
Passo, então, a apresentar o trabalho.
Capítulo II – ESTRUTURA DO SISTEMA NERVOSO
O Sistema Nervoso, apesar de ser um sistema único e integrado, admite-se, por conveniência de estudo, que é constituído pelo Sistema Nervoso Central (SNC) e pelo Sistema Nervoso Periférico (SNP), que inclui o Sistema Nervoso Somático e o Sistema Nervoso Autónomo.
Fig.1 – Esquema do Sistema Nervoso
Sistema Nervoso Central (SNC)
O Sistema Nervoso Central ocupa a cavidade dorsal, actua como integrador e centro de comando de todo o sistema nervoso, interpreta a informação sensorial recebida e emite respostas baseadas na experiância passada, reflexos e condições existentes, sendo constituído pela espinal medula e encéfalo.
A espinal medula encontra-se alojada no canal raquidiano da coluna vertebral e consiste na parte do eixo cerebrospinal com aspecto de cordão branco, subcilíndrico, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento. Apresenta ainda dois sulcos profundos, um anterior e outro posterior, e alguns sulcos laterais.
O encéfalo é composto pelo cérebro, que