Sistema Nervoso EPA
Sistema que forma a rede de comunicação do corpo
Responsável pelos estímulos do nosso corpo
Estímulo externo (como o cheiro de um alimento ou o som de uma buzina) e mesmo interno (como dor ou sensação de fome), o organismo reage, ou seja, de certo modo “responde a essas perguntas: De onde vem o estímulo? Como meu corpo reage a esse estímulo? Isto me fará bem ou mal? Já tive essa sensação antes?”.
O sistema nervoso é divido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.
Sistema Nervoso Central
Principais componentes: Medula espinhal, cérebro, bulbo, cerebelo, ponte.
Medula espinhal: É o centro dos arcos reflexos*. Encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele.
*Os atos reflexos são reações involuntárias que envolvem impulsos nervosos, percorrendo um caminho chamado arco reflexo. Exemplo: O tendão do joelho é o órgão receptor do estímulo. Quando recebe o estímulo (ex. uma pancada) os dendritos dos neurônios ficam excitados. O impulso é transmitido aos neurônios associativos por meio de sinapses, que por sua vez transmitem o impulso aos neurônios motores. Fazendo assim com que a perna se levante.
Cérebro: O cérebro controla tudo que fazemos (nossos movimentos; pensamentos; memória). Ele não age diretamente, mas pode controlar pequenas quantidades de substâncias químicas do sangue.
Características físicas do cérebro: É uma massa de tecido esbranquiçado, bastante mole ao tato, que ocupa cerca de metade do volume da cabeça. Fica posicionado no alto da cabeça, acima dos olhos e dos ouvidos, estendendo para trás e para a parte inferior da cabeça.
Bulbo: Estabelece comunicação entre o cérebro e a medula. É um órgão condutor de impulsos nervosos. Relaciona-se também com o controle cardiorrespiratório, e com alguns tipos de reflexos, como mastigação, fala, piscar de olhos, a secreção lacrimal e o vômito.
Cerebelo: O