Sistema nervoso central
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
O Sistema Nervoso, juntamente com o Sistema Endócrino, é responsável pela maioria das funções de controle do organismo. A parte do sistema nervoso que controla as funções vicerais do organismo recebe o nome de Sistema Nervoso Autônomo. Este sistema ajuda a controlar a pressão arterial, a motilidade e a secreção gastrointestinal, a emissão urinária, a sudorese, a temperatura corporal e muitas outras atividades, sendo que algumas são controladas quase por completo e outras só em parte por este sistema.
ORGANIZAÇÃO GERAL DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
O Sistema Nervoso Autônomo é ativado principalmente por centros localizados na medula espinhal, tronco encefálico e hipotálamo. Também porções do córtex cerebral e em especial do sistema límbico podem transmitir impulsos para os centros inferiores e, desta forma, influenciar o controle autônomo. Quase sempre, o sistema nervoso autônomo opera através de reflexos vicerais, ou seja, sinais sensitivos entram nos centros medulares, tronco encefálico ou hipotálamo e estes, por sua vez, transmitem respostas reflexas apropriadas aos órgãos vicerais para controlar suas atividades.
Os impulsos autônomos são transmitidos ao corpo pelas duas principais subdivisões denominadas sistema simpático e sistema parassimpático.
ANATOMIA FISIOLÓGICA DO SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO
A figura abaixo mostra a organização geral do sistema nervoso simpático, mostrando uma das duas cadeias simpáticas paravertebrais de um lado da coluna vertebral e os nervos que partindo dela, chegam aos diferentes órgãos internos. As fibras nervosas simpáticas nascem na medula espinhal entre os segmentos T1 e L2 e passam primeiro pela cadeia simpática e depois para os tecidos e órgãos que são estimulados pelos nervos simpáticos
Fig. O sistema nervoso simpático. Extraído do livro Tratado de Fisiologia Médica. Arthur C. Guyton. Página 615.Guanabara Koogan. Sexta edição. 1988.
ANATOMIA FISIOLÓGICA DO