Sistema nervoso autônomo
Sistema nervoso autônomo é parte do sistema nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa,ou seja,controla funções como a respiração,circulação do sangue,controle de temperatura e digestão.
É também o principal responsável pelo controle automático do corpo frente às modificações do ambiente.
Anatomicamente fazemos a distinção de três sistemas que compõe o sistema nervoso autônomo:Simpático,Parassimpático e Entérico.
Sistema Nervoso Autônomo Simpático
Conta com uma cadeia de gânglios simpáticos paravertebrais situadas bilateralmrnte ao lado da coluna vertebral torácica e lombar.
- O neurônos pré-ganglionares,isto é, aquele que interligam a medula espinhal com o gânglio nervoso,é curto,eferindo do corno lateral do H medular. As fibras pós-ganglionares, aquelas que partem dos gânglios, são longas atingindo os orgãos alvos do sistema nervoso autônomo simpático.
- As fibras pré-ganglionares simpáticas fazem sinapses num gânglio nervoso liberando acetilcolina (ACh),atuando sobre receptores nicotínicos. Já as fibras pós-ganglionares simpáticas fazem sinapsescom os orgãos alvo com liberação de norodrenalina e ou adrenalina,atuando sobre receptores adrenérgicos alphe e ou beta, dependendo do tecio envolvido.
Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático
Situa -se na porção cranial caudal da coluna vertebral.
- Geralmente as fibras pré-ganglionares são longas e as fibras pós-ganglionares são curtas já que os gânglios nervosos,neste sistema,situam-se próximos ao tecido alvo.
- 75% das fibras são provenientes do nervo vago.
- Os receptores galglionares são colinérgicos nicotínicos enquanto que nas terminações (órgão alvo) os receptores são muscarínicos (