Sistema muscular
A capacidade do corpo de realizar movimentos é possível graças a células que se contraem ao ser estimulada. Nos seres multicelulares, as células diferenciam se para realizar funções específicas. As células musculares fazem a contração e o relaxamento, agrupando-se em feixes para formar massas macroscópicas chamadas músculos, os quais estão fixados pelas suas extremidades. Os músculos são estruturas que movem o segmentos do corpo por contração. Miologia= estudo dos músculos.
O aparelho locomotor é formado pelo sistema esquelético, articular e muscular, gerando assim o elemento passivo da locomoção.
O sistema articular é o elemento passivo da locomoção.
A musculatura torna possível o movimento e determina a posição e a postura.
Variedade de músculos
Cada músculo possui o seu nervo motor, que se divide em ramos para controlar todas as células do músculo, que terminam na placa motora.
Contração Voluntaria: Quando o impulso para contração resulta da vontade do individuo.
Contração Involuntária: O individuo não tem controle consciente da contração.
Músculos Involuntários: Estriados ,apresentam estriações transversais Ex. músculo cardíaco, localizado apenas no coração.
E o músculo liso( não apresenta estriação) localizado nos órgãos internos como intestino, estomago, pâncreas etc...
Músculos Voluntários: Músculo estriado esquelético , possuem estriações transversais são fixados aos ossos do esqueleto.
Componentes Anatômicos do M.E.E.
Possui uma porção media de extremidades. A porção media, é carona, vermelha e recebe o nome de ventre muscular, nele predominam fibras musculares, quando as extremidades chamam cilindroides chamam-se tendões, quando são laminades, recebem a denominação de aponeuroses. Tendões e aponeuroses servem para prender o músculo ao esqueleto com suas excerções.
Fáscia Muscular
Lâmina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo, sua espessura varia dependendo da função do músculo, tem a função