Sistema muscular
DISCIPLINA: ANATOMIA
CARGA HORÁRIA: 60 HORAS
PROFESSORA:
SISTEMA MUSCULAR
Trabalho apresentado ao curso Técnico em Farmácia como pré-requisito para a disciplina de Anatomia.
PROFESSORA:
CAMPINA GRANDE - PB
Abril – 2013
1 INTRODUÇÃO
O tecido muscular tem origem mesodérmica, forma o sistema muscular, que é constituído de uma enorme variedade de músculos distribuídos por todo o corpo, com diversos tamanhos, formas e funções e representa 40-50% do peso corporal total de um individuo.
Formados por fibras e células, são estruturas individualizadas que se cruzam com uma ou mais articulações, capazes de transmitir-lhes movimento através de sua contração. Este movimento é efetuado por células especializadas, denominadas fibras musculares, cuja energia latente, é ou pode ser, controlada pelo sistema nervoso.
Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica. O músculo vivo apresenta coloração vermelha, o que denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares. Essa coloração é proveniente de uma proteína chamada mioglobina, que é uma espécie de “parente” da hemoglobina das hemácias, apresentando um quarto do tamanho das hemácias e capaz de se combinar com o gás oxigênio, funcionando como um reservatório desse gás para as atividades musculares.
Além da mioglobinas, são observados alguns feixes, denominados de fibras musculares. Cada fibra muscular ou miócito é uma célula longa e fina, com muitos núcleos e com o citoplasma ocupado por filamentos microscópicos chamados miofibrilas, as quais permitem a contração muscular e, portanto, nossos movimentos.
Em geral, apresentam muitas propriedades, dentre as quais pode-se destacar, as funções de sustentação, locomoção, fornecimento de calor em homeotermos, pressão sanguínea (batimentos do coração), elasticidade, a capacidade de voltar ao seu tamanho inicial depois de uma contração ou um alongamento;