Sistema Muscular
Sistema Muscular
Conceito:
Sistema formado por mais de 650 órgãos denominados “Músculos,” que são formados por células especializadas em contração e relaxamento. Cerca de 40% da nossa massa corporal.
Conceitos de músculos
São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitirlhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controladas pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica. Funções básicas:
Movimento
do corpo: O movimento depende do funcionamento integrado de ossos, articulações e músculos
(esqueléticos).
Movimento de substancia dentro do organismo: A contração do músculo cardíaco gera o movimento do sangue através do coração e dos vasos sanguíneos.
Estabilidade das posições do corpo e regulação do volume dos órgãos: As contrações do músculo mantêm o corpo em posições estáveis, como ficar de pé ou sentado. Do mesmo modo, as contracções dos músculos (lisos) podem impedir o refluxo do conteúdo de um órgão oco; o armazenamento temporário de urina na bexiga é possível porque existem músculos que fecham a via de saída.
Produção de calor: Quando o músculo
(esquelético) se contrai para realizar trabalho há libertação de calor. Grande parte do calor libertado pelo músculo é usada para manter a temperatura corporal.
Os músculos são geralmente divididos em dois grupos:
• Voluntários: Músculos que nós controlamos conscientemente;
Ex: braços e pernas.
• Involuntários: Músculos que trabalham independentemente da nossa vontade. Em determinadas circunstâncias alguns músculos involuntários podem ser voluntariamente controlados.
Ex:músculos do coração e do pulmão
Os músculos estão classificados em três tipos que são:
MÚSCULO LISO:
Músculo involuntário, localiza-se na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sanguíneos e