Sistema Muscular
Pequeno Plano
a. Componentes tecidulares de um músculo-esquelético
Os tecidos mais comuns no músculo-esquelético são:
Tecido muscular-esquelético: consiste em fibras musculares esqueléticas, relacionado a pequenas quantidades de tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e nervos.
Tecido conjuntivo fibroso da fáscia: subsiste em tecido conjuntivo fibroso que compreende o corpo, formando uma bainha sobre a pele e também separa o músculo. Este mantém as células musculares juntas e liga os músculos aos tendões ou insere-se nos ossos.
b. Fibras e estruturas das fibras
A célula músculo-esquelética é de forma alongada, cíclica e de aspeto estriado, cientificamente intitulada de fibra muscular esquelética.
Os variados núcleos de cada fibra muscular encontram-se logo sob o sarcolema, enquanto a maior parte interior da fibra está preenchida por miofibrilhas. Entre as miofibrilhas estão alojados outros organelos, como abundantes mitocôndrias e grânulos de glicogénio. O citoplasma com a ausência das miofibrilhas chama-se sarcoplasma. Cada miofibrilha é uma estrutura filamentosa, com um diâmetro aproximadamente de 1 a 3 µm (micrómetros), que se alonga de uma extremidade do músculo para a outra. As miofribrilhas consistem em duas espécies de filamentos proteicos chamadas miofilamentos. Os miofilamentos de actina e de miosina dispõem-se em unidades excessivamente organizadas chamadas sarcómeros.
As miofibrilas guiam-se dentro de cada fibra muscular, de modo a que as bandas A e as bandas I de miofibrilas paralelas fiquem alinhadas, produzindo o padrão estriado que se observa ao microscópio. (figura 1)
Fig.1: Componentes de um Sarcómero. Fonte: Seeley, Rod R; Stephens, Trent D; Tate, Philip (2005). Loures lusociência, pag.285
a) Fibra muscular esquelética apresentando vários sarcómeros, com bandas A, I, discos Z, zonas H e linhas M.
b) Combinações das bandas I e A, zonas H, discos Z e linhas M nos