Cilindro co2
Sempre peso o cilindro vazio e deixo anotado. Depois, antes de carregar, peso o cilindro de 9oz para saber quanto de carga ainda tem nele (diferença entre o peso encontrado e o peso vazio). Levando em consideração que ele tem capacidade para 255g de CO2, o correto seria somente completar a carga, ou seja, encher com somente o que falta para os 255g. Por isso que costumam pesar os cilindros, para achar esse valor. Qdo estiver carregando e esse peso for atingido (só se consegue usando a balança), fecha-se a alimentação do CO2 do cilindro de 25kg. Essa é a maneira correta.
A maneira mais comum (menos segura) é a descrita por você (e que quase todo mundo faz), deixando igualar as pressões. Pluga o cilindro de 9oz na estação de recarga e deixa ele encher até você não escutar mais a transferência de gás. Fecha a estação, esgota a linha e retira o cilindro. Se você pesar o cilindro de 9oz, vai ver que o valor será bem próximo do peso vazio + carga (255g no caso de ele estar vazio). Se ele pesar a mais, é excesso de carga (perigoso). Se pesar a menos pode ser indícios que o seu CO2 esteja acabando no cilindro de 25kg.
Quanto a capacidade de um cilindro de 25kg encher os de 9oz, vamos às contas básicas:
25kg = 25000g
9oz = 255g
25000 / 255 = 98,03
Ou seja, seria possível carregar 98 vezes o cilindro de 9oz completamente vazios, se não tivessem as perdas para aliviar o gás da estação de recarga e outras perdas. Sem contar que nem sempre o cilindro está completamente vazio quando você o carrega novamente.
Portanto, essas contas de saber quantas recargas dá pra fazer é muito difícil de dizer com certeza. Só o tempo e experiência vai poder lhe responder isso.
Algumas dicas:
- Sempre que o cilindro de 9oz apresentar carga, armazene ele de pé e em local fresco e ao abrigo da luz solar;
- Congele os cilindros de 9oz antes de