HIGIENE E LIMPEZA
Curso: Técnico em Edificações
Turma: A
Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho
Prof. Heber Pisciottano
Tipos de extintores e suas aplicações
Jaqueline dos Santos Santiago RA 1400011145
Campo Grande – MS
Outubro de 2014
Introdução
Incêndios podem ser definidos como a presença de fogo em local não desejado. São capazes de provocar, além de prejuízos materiais, quedas, queimaduras e intoxicações por fumaça. E para acabar com o fogo indesejado a tipos de extintores de incêndio, suas aplicações, as classes de incêndio.
1. Extintores de gás carbônico (CO2)
O extintor de gás carbônico é usado para eliminar pequenos focos de incêndio gerados por líquidos inflamáveis (classe B) ou ainda para equipamentos energizados (classe C). O gás carbônico não conduz energia elétrica, de modo que este tipo de extintor é empregado em locais onde há presença de energia elétrica, mas também pode ser usado para debelar focos de incêndio ocasionados por líquidos inflamáveis.
O extintor de CO2 libera uma nuvem de gás que abafa e resfria o foco do incêndio.
2. Extintor de pó químico seco
Este tipo de extintor usa potássio ou bicarbonato de sódio quimicamente tratados para absorver a umidade. O agente extintor é propelido por nitrogênio ou gás carbônico, e quando direcionado para o incêndio, forma uma nuvem de pó sobre a chama que elimina o oxigênio.
Após o acionamento do extintor, uma nuvem de gás carbônico e água resultam da queima do pó em contato com o foco do incêndio. 3. Extintor de água pressurizada de pressão permanente
Se consiste de um cilindro com água pressurizada, sem gás propelente. O funcionamento não poderia ser mais simples, bastando abrir o registro para que a passagem da água.
O extintor de água pressurizada de pressão permanente é usado em incêndios de classe A.
4. Extintor de água com pressão injetada
É um cilindro contendo água como