Sistema MRP
MRP é um sistema logico de cálculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes e é definido como um sistema que estabelece uma série de procedimentos e regras de decisão, de modo a atender as necessidades de produção numa sequência de tempo logicamente determinada para cada item componente do produto final. Minimizando os custos, mantendo os níveis de materiais adequados e necessários para os processos produtivos da empresa.
MRP pode significar o planejamento das necessidades de materiais, como o planejamento dos recursos de manufatura.
Ele foi desenvolvido para facilitar o dia a dia das empresas que necessitam de agilidade e um controle em seus estoques, de forma que não esteja com falta de produtos e também que não contenha estoque de produtos desnecessários.
1- MRP I
É um sistema que calcula a quantidade e tempo, através de dados em arquivos de computador que a empresa mantem, dados estes que quando o programa é acionado, podem ser verificados e atualizados. Por esse motivo estes dados devem estar sempre corretos. O sistema também faz o replanejamento das necessidades de materiais a cada alteração na programação de produção, registros de inventários ou composição de produtos, ele é um sistema que define as quantidades e tempo necessários para a utilização de materiais, evitando assim a estocagem de produtos desnecessários, pois ele garante a disponibilidade necessária para atender a demanda, atendendo assim ao planejamento da produção e as entregas aos clientes.
O MRP traz como vantagens, a diminuição dos estoques, fazendo com que as empresas somente compre e estoquem o que for necessário para cada tipo de serviço, um melhor controle da produção e das encomendas, processo hierárquico, integração das várias áreas funcionais e uma estrutura formal de dados e procedimentos.
Assim como possui vantagens, também possui desvantagens, como, não possuir uma tendência a otimização de