sistema mpr
Instituto Catarinense de Pós-Graduação – www.icpg.com.br
1
SELEÇÃO DE PESSOAL
O desafio de agregar talentos à organização
Ronita Gross
Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG
Júlio Sérgio de Lima
Professor de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Instituto Catarinense de Pós-Graduação - ICPG
Resumo
Um grande desafio se apresenta para as organizações, onde, qualquer que seja o negócio ou profissão, não existe melhor maneira de aumentar a produtividade, a lucratividade e a moral do que contratar a pessoa certa na primeira vez. Neste artigo, baseado na literatura existente, apresenta-se o Processo de Seleção de Pessoal não como uma simples atividade desenvolvida pelos profissionais de Recursos Humanos, mas sim com um enfoque estratégico.
Deve ser conduzido com extremo profissionalismo utilizando-se das ferramentas mais adequadas para fazer com que somente algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam as características desejáveis pela mesma. O processo de agregar talentos conduzido desta forma representará um diferencial para a organização e uma importante vantagem competitiva.
Palavras-chave: Processo de Agregar Pessoas - Seleção de Pessoal – Técnicas de Seleção –
Seleção por Competências.
1. INTRODUÇÃO
O século XXI será, certamente, o da descoberta das pessoas, na essência e plenitude.
E, para atender às exigências da era do mercado computadorizado e globalizado, a empresa, hoje, procura o profissional criativo, bem-informado e capacitado para exercer as tarefas com flexibilidade. E mais: deve ser crítico, alerta, curioso e possuir espírito de liderança e elevado senso de trabalho em equipe. (MARRAS, 2002, p. 15).
Para acompanhar esta nova abordagem, o papel de Recursos Humanos tornou-se, nos dias atusis, estratégico, passando a assumir como principal tarefa a de abastecer a empresa de
TALENTOS, o verdadeiro capital da