Sistema Monetário
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR VALE DO IGUAÇU – UNIGUAÇU
ANNELISE DENCZUK DOMANOVSKI
ALESSANDRA MARA DOS SANTOS
SIMONE BIZARRO
TAMMELLA ELIS CABRAL
SISTEMA MONETÁRIO
POLÍTICA MONETÁRIA
UNIÃO DA VITÓRIA
2014
INTRODUÇÃO
A administração pode ser entendida como a arte de prever, porém com atitudes e possibilidades assertivas. Cada vez mais as empresas e grandes organizações procuram profissionais qualificados para planejar, dirigir, controlar e organizar, pois são princípios básicos para uma boa gestão de empreendedorismo.
Com base em todos os conhecimentos adquiridos, tornam-se fantásticos os resultados obtidos quando praticados. Juntamente com todos os setores da empresa, o financeiro é um dos mais importantes e que nos faz ter uma visão e uma base de quais objetivos a empresa deseja alcançar, desde que esteja saudável economicamente.
Neste trabalho serão apresentados os conceitos e aplicações do Sistema Monetário e da Política Monetária.
POLÍTICA MONETÁRIA
Política monetária é o controle da oferta de moeda (dinheiro) na economia, ou seja, o meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preços para garantir a liquidez ideal (equilíbrio) do sistema econômico do país. Para controlar a moeda e a taxa de juros as autoridades monetárias utilizam-se dos instrumentos diretos e indiretos: Recolhimento Compulsório, Redesconto Bancário, Operações com títulos Públicos, Controle e Seleção de Crédito e Persuasão Moral.
Existem dois tipos de política monetária, a ativa e passiva:
Política Monetária Ativa: o BACEN (Banco Central) controla a oferta de moeda e, nesse caso, a taxa de juros oscila para determinar o equilíbrio entre oferta e demanda de moeda.
Política Monetária Passiva: o BACEN (Banco Central) visa determinar a taxa de juros, seja pela taxa de redesconto ou de remuneração dos títulos públicos. Neste caso, deixa a oferta de moeda variar livremente para manter esta taxa de juros, ou seja, a oferta de moeda