Sistema Monetário Nacional
O que é o sistema monetário nacional?
Órgão normativo do sistema financeiro nacional, criado na reformulação do sistema em 64, pela lei 4595. É presidido pelo Ministro da Fazenda, sendo o Ministro do Planejamento o vice.
Este órgão se reúne no Ministério da Fazenda, em Brasília. Suas decisões geram resoluções que são publicadas. Tais resoluções já ultrapassam 2000, desde sua criação.
As funções do conselho são:
Controle Monetário: controla e estabelece limites para a emissão de moeda.
Política Cambial: por delegação o BACEN cuida desta questão no dia a dia.
Orientar as operações financeiras
Cuidar para o aperfeiçoamento das instituições financeiras Zelar pela liquidez do sistema Coordenar políticas monetárias, creditícia e da divida pública e externa Operações especiais, tais como subsídios a setores da economia.
Tópicos relacionados:
• Proer - Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Sistema Financeiro Nacional
• SFH - O Sistema Financeiro de Habitação
• Lei de patentes
• Previdência Social
• Conselho Monetário Nacional
• Banco Central do Brasil
Sistema monetário Nacional
Um sistema monetário é um conjunto de regras e instituições cujo objetivo é organizar a moeda em um determinado espaço monetário. Ele é representado pelo conjunto de moedas legais em circulação. A principal função da moeda é a mensuração (ato ou efeito de medir) do valor das mercadorias. Hoje em dia, incluem-se no seu conceito todos os instrumentos de crédito utilizáveis pelo sistema econômico: os depósitos, títulos de créditos, cartões de crédito e fundos do