Sistema massa mola
Sistema Massa-Mola
RESUMO
No experimento do Sistema Massa-Mola, utilizamos uma mola, cuja constante será encontrada através das análises dos dados coletados, usamos cinco pesos graduados, de 10 g cada, e um suporte para realização do experimento. Realizamos uma coleta de dados, dados esses que serão utilizados para o calculo da constante da mola, coeficiente angular da reta através de gráficos feitos a partir do Período e comprimento, além da Força e alongamento da mola correspondente.
INTRODUÇÃO
A lei de Hooke consiste basicamente na consideração de que umamola possui uma constante elástica k. Esta constante é obedecida até um certo limite, onde a deformação da mola em questão se torna permanente, ou seja ocorre uma deformação plástica. Dentro do limite onde a lei de Hooke é válida, a mola pode ser comprimida ou alongada, retornando a uma mesma posição de equilíbrio, tendo sofrida uma deformação elástica.
Analiticamente, a lei de Hooke é dada pela equação:
F = -k.x [1]
Neste caso, temos uma constante de proporcionalidade k e a variável independente x. A partir da equação pode se concluir que a força é negativa, ou seja, oposta a força aplicada. Segue que, quanto maior a elongação, maior é a intensidade desta força, oposta a força aplicada. A lei de Hooke é utilizada para experimento e pesquisas nas quais se existe um sistema estático. Para sistemas em movimento, é utilizado o MHS (Movimento Harmônico Simples)
Quando um corpo oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio, descrevendo uma trajetória retilínea, pode-se dizer que este corpo efetua um movimento harmônico simples linear e este ocorre em razão da ação de uma força restauradora.
Sistema Massa Mola:No estudo feito do MHS utilizaremos como referência um sistema massa-mola, que pode ser visualizado na figura a seguir.
O bloco em cinza ligado a uma mola tendo como posição de equilíbrio do sistema a posição Xo.
Nesse sistema desprezaremos as forças